Seu carrinho está vazio no momento!
Narcisista X Psicopata
Todos nós ouvimos os termos “psicopata” ou “sociopata”. Estes são os nomes antigos para um paciente com Transtorno de Personalidade Anti-Social (TEA). É difícil distinguir narcisistas de psicopatas. O último pode ser simplesmente uma forma menos inibida e menos grandiosa do primeiro. De fato, o Comitê DSM V está considerando abolir completamente essa distinção.
Ainda assim, existem algumas nuances importantes que diferenciam os dois distúrbios:
Ao contrário da maioria dos narcisistas, os psicopatas são incapazes ou não querem controlar seus impulsos ou adiar a gratificação. Eles usam sua raiva para controlar as pessoas e manipulá-las à submissão.
Os psicopatas, como os narcisistas, carecem de empatia, mas muitos deles também são sádicos: têm prazer em infligir dor às suas vítimas ou em enganá-las. Eles até acham engraçado!
Os psicopatas são muito menos capazes de formar relacionamentos interpessoais, mesmo os relacionamentos distorcidos e trágicos que são a base do narcisista.
Tanto o psicopata quanto o narcisista desconsideram a sociedade, suas convenções, pistas sociais e tratados sociais. Mas o psicopata leva esse desdém ao extremo e provavelmente será um criminoso de carreira intrigante, calculado, implacável e insensível. Os psicopatas são deliberadamente e alegremente maus, enquanto os narcisistas são distraídos e incidentalmente maus.
Do livro “Malignant Self Love – Narcissism Revisited”:
“Ao contrário do que Scott Peck diz, os narcisistas não são maus – eles não têm a intenção de causar danos (mens rea). Como observa Millon, certos narcisistas ‘incorporam valores morais em seu senso exagerado de superioridade. pelo narcisista) como evidência de inferioridade, e são aqueles que são incapazes de permanecer moralmente puros que são vistos com desprezo.’ (Millon, Th., Davis, R. – Transtornos de Personalidade na Vida Moderna – John Wiley and Sons, 2000). Os narcisistas são simplesmente indiferentes, insensíveis e descuidados em sua conduta e no tratamento dos outros. Sua conduta abusiva é improvisada e distraído, não calculado e premeditado como o do psicopata.”
Os psicopatas realmente não precisam de outras pessoas, enquanto os narcisistas são viciados em suprimentos narcisistas (admiração, atenção e inveja dos outros).
Millon e Davis (supra) acrescentam (p. 299-300):
“Quando o egocentrismo, a falta de empatia e o senso de superioridade do narcisista se cruzam com a impulsividade, a falsidade e as tendências criminosas do antissocial, o resultado é um psicopata, um indivíduo que busca a gratificação de impulsos egoístas por qualquer meio. sem empatia ou remorso.”
Deixe um comentário