Seu carrinho está vazio no momento!
Como se tornar um Psicanalista?
Autor: Redação do blog
Já formamos milhares de psicanalistas no Brasil e no mundo, nesse post explicaremos em detalhes o caminho a trilhar para você ser um Psicanalista.
Com a chegada da internet, facilitou a formação do analista, que antes exigia anos de análise pessoal e teoria e hoje com o curso online, a formação de um analista poderá ser feita em até um ano, como você verá nesse post.
Vamos mostrar nesse post como é simples, fácil e rápido se tornar um psicanalista!
Primeiramente você deverá escolher uma entidade idônea para fazer o curso, o curso pode ser feito de forma presencial ou online, o curso online é o mais procurado porque o estudante de Psicanálise pode otimizar seu tempo, já que não precisa se deslocar até a instituição.
Para ser um psicanalista você precisa fazer a tríade Psicanalítica estabelecida por Sigmund Freud:
Teoria
Análise pessoal
Estágio supervisionado
A teoria é o primeiro pilar que costuma se apresentar no curso de Formação em Psicanálise. Frequentemente, esse contato inicial passa pelo estudo de diversos textos dos escritos técnicos de Freud.
A grade Curricular do curso é estabelecida pela instituição que ministrará o curso. A escolha dos autores de Psicanálise também é de escolha da instituição.
Autores da psicanálise mais conhecidos:
ANÁLISE PESSOAL:
Na análise pessoal, o contato com seu próprio inconsciente, possibilita
confrontação com as suas limitações, os seus desejos e a sua própria
subjetividade. Freud propôs que a Psicanálise (a cura pela palavra) tivesse como premissa a Associação Livre, que se refere a necessidade do paciente falar tudo o que lhe vier a cabeça, de modo que o analista possa escutar atentamente e ajudar o paciente a significar o que esta por trás daquelas palavras ditas.
A análise é uma terapia profunda, fazendo análise, ampliamos a nossa visão sobre nós mesmos. Na análise, você desenvolve o autoconhecimento mental, você aprende a lidar com as suas emoções, você se reinventa!!
A quantidade de sessões é determinada pela instituição que ministrará o curso, a quantidade de sessões varia de 20 até 100 sessões, quanto mais sessões de análise o estudante de Psicanálise fizer melhor será para o seu autoconhecimento.
SUPERVISÃO:
A Supervisão é considerada como um dos pilares da formação do psicanalista.
A supervisão é definida como sendo o método mais antigo de ensinar um ofício ou mesmo uma nova profissão, visto que a psicanálise, desde o seu início adotou a supervisão como sendo um dos meios de ensino da teoria psicanalítica.
Geralmente a Supervisão tem início, após o termino de todas as sessões de análise pessoal.
A quantidade de atendimentos supervisionados que o estudante deverá fazer, será também estabelecido pela entidade que ministrará o curso.
Regulamentação:
Os Psicanalistas no Brasil são formados através de CURSO LIVRES DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL, e são enquadrados na CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÕES (CBO) do MINISTÉRIO DO TRABALHO, Portaria número 397/MTE de 09/10/2002, sob número 2515.50 que reconhece e autoriza o exercício legal da atividade profissional do PSICANALISTA em todo o Território Nacional.
Aprenda a desenvolver a escuta Psicanalítica.
Oriente pessoas na solução de seus problemas existenciais, tais como: fobias, ansiedades, depressões, obsessões, impulsos auto e heteroagressivos, angústias e crises de toda ordem.
Deixe um comentário